Saiba Mais sobre Parafusos

Saiba Mais sobre Parafusos

18 de agosto de 2019 Off Por Projette Parafusos

Saiba Mais sobre Parafusos nesse nosso Artigo, onde vamos detalhar esse elemento de fixação mais utilizado no Mundo.

Parafusos são Fabricados através de equipamentos específicos, que formam suas Geometrias a partir de alguns processos. Nesse Post vamos apenas detalhar a Geométrica Construtiva, que permite a fixação perfeita de Peças.

Saiba Mais sobre Parafusos e sua Estrutura

O parafuso é uma peça metálica ou feita de matéria dura, que tenha uma certa resistência. Alguns Materiais que podem ser utilizados na Fabricação de parafusos:

  • PVC
  • Tipos de Plástico
  • Vidro
  • Tipos de Nylon
  • Madeira
  • Materiais Não ferrosos

A Ponta Rosqueada pode ter formato cônico ou cilíndrico, onde o Sulco ou Perfil rosqueado é formado em espiral ao longo do Diâmetro externo da parte do Sulco.

A Cabeça do parafuso é a parte onde possui a aresta de Encosto, assim dependendo de uma Geometria para Aperto ou Travamento, como chave de fenda ou demais modelos:

A finalidade do Parafuso é ser o elemento de fixação de duas ou mais peças, combinadas ou em junções diferentes:

    • Peças de madeira,
    • parede de alvenaria (neste caso com a utilização de bucha de fixação),
    • Chapas metálicas ou numa
    • Matriz de peças,

A Fixação pode ser através do uso de porcas combinando rotação e pressão, para travamento de partes.

Mecanicamente

É Recomendado que Saiba Mais sobre Parafusos Mecanicamente; O Parafuso é um Elemento de Fixação que utiliza a rotação em torno do seu eixo num movimento de translação segundo esse eixo.
O sistema parafuso é formado por duas peças que se moldam perfeitamente uma na outra: o parafuso propriamente dito, e a porca ou Peça Rosqueada.

estrutura do Parafuso

Estrutura e aplicação

O Parafuso é item de construção ou mesmo acessório de máquinas. Pode ser peça de ligação ou mecanismo que gera Movimento.

No primeira caso, isto é, como peça de ligação, o parafuso vem roscar-se na porca que pode ser uma das peças a ligar (ligação de peças de estrutura ou peças de máquinas).

No caso de transformação de movimento, uma das peças, a porca ou o parafuso, é fixa, deslocando-se a outra, pelo movimento de rotação dado, numa trajetória retilínea, o que é aproveitado para transmitir, então esse movimento. Exemplos;

  • Abertura ou fechamento de uma válvula
  • Comando de alavancas
  • Fusos de Máquinas
  • etc.

Observação:

Nos Casos de Fusos de Máquinas a transformação de movimentos, acontece por meio de uma jogo de engrenagens especiais: parafuso sem-fim e roda dentada, em que o movimento de rotação do parafuso é transmitido da Engrenagem para o Fuso. A Rotação do Fuso dependendo de Cálculos Matemáticos aplicados na Formação da Engrenagem e do Fuso.

tipos de Ponta de Parafusos

Passo da Rosca do Parafuso

Chama-se Passo da Rosca do Parafuso é a distância compreendida entre dois pontos do perfil da Rosca; Para Facilitar o entendimento, de um Filete ao outro, assim fazendo medições consecutivos de um filete ao próximo filete a distancia, sempre será a Mesma.

coroa da rosca

Chama-se coroa da rosca a parte mais saliente do filete e fundo da rosca a parte mais reentrante; a distância entre estes dois pontos medidos num plano perpendicular ao eixo é a profundidade da rosca.

Existem vários formatos de filetes:

  • triangular (a mais Usual)
  • Trapezoidal
  • Retangular
  • Meia-cana.

O número de filetes do parafuso pode ser diferente de uma, ou seja ter Várias entradas, que correspondem ao número de posições que a porca pode tomar para começar a roscar-se no parafuso.

filete ou filetes

O filete ou filetes do Parafuso e a respectiva porca podem ser enroladas ( Rosqueadas ) no sentido dextrorso (Direito) ou no sentido sinextrorso (Esquerdo).

O parafuso é formado por uma espiga que é a parte cilíndrica, na qual se abriu a rosca, e pela cabeça, situada normalmente numa das extremidades e geralmente também de maior secção que a espiga. 

Cabeça

A cabeça pode apresentar diversas formas:

Existem Formatos exclusivos Dependendo do Projeto e Aplicação, nesse caso estamos tratando de Cabeça de parafusos mais comercializados, ou seja padronizados pela indústria, que abrange praticamente toda necessidade dos projetos seguindo normas Internacionais.

Para evitar parafuso sujeitos a vibrações, que se desapertem ou desenrosquem, empregam-se dispositivos especiais de fixação das porcas ou da cabeça do parafuso, como o emprego de anilhas de chapa, que se dobram contra uma da faces da porca; anilha de mola, anilha belleville, porcas com rasgos ou furos, por onde se introduz um troço, dupla porca, etc.

Fonte: http://bit.ly/Fonte-Parafusos

Índice